25/04/2012


Biblioteca Júlio Bonazzi




Histórico

A Biblioteca Pública Municipal Professor Júlio Bonazzi também conhecida como “Biblioteca do Monjolinho” foi criada através da Lei nº 2.439, publicada no Jornal do Município nº 243 (24/08/1976). Conta com uma área construída de 165m², numa praça de 1.428m² a sendo referência nas comunidades dos Bairros: Cascatinha, Santa Rita, Monjolinho, Jardim São Paulo, Aparecida e Santo André.
Juntamente com a Fonte Monjolinho compõe o Complexo Cultural Monjolinho.
Regularmente são desenvolvidas ações de incentivo à leitura, em parceria com a Escola Dr.Alvino Hosken de Oliveira como o Projeto “Ler o Mundo” (atores da Cia de Teatro Máscaras Vivas), Leitura Compartilhada e Hora do Conto. Em 2009 também foi desenvolvido na biblioteca uma série de atividades culturais como: Férias na Biblioteca, com apresentações de filmes para as crianças, apresentação dos músicos do Festival Música nas Montanhas com o musical Pedro e o lobo, Sarau em homenagem ao Poeta Patativa do Assaré - Literatura de cordel e Exposições literárias.
Com uma construção antiga, pois foi construída na década de 70, porém com uma arquitetura moderna, hoje o prédio necessita de reforma que revitalize sua arquitetura, corrija alguns problemas gerados pelo desgaste temporal e promova a acessibilidade, tão necessária numa sociedade inclusiva. Isto poderá ser concretizado com a aprovação de um projeto apresentado ao Ministério da Cultura, através do - Edital Mais Cultura de Apoio a Bibliotecas Públicas 2010, estando o Município apenas aguardando o posicionamento do Ministério da Cultura (MINC) para proceder à obra.
Com mais de 1200 (mil e duzentos) leitores devidamente cadastrados e recebendo uma média de 320 (trezentos e oitenta) frequentadores mensais. Estes são divididos entre os que fazem pesquisas escolares, e os que fazem empréstimos, uma vez que aqueles que acessam a Internet gratuita, disponibilizada desde o final de 2010, somam uma média de 330 acessos mensais.






Praça Tiradentes, 621
Jd. Santa Rita – Poços de Caldas
37701-154
3697-2198
juliobonazzi@gmail.com
Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 08h às 18h
Responsável: Dorinha Teodoro



Nenhum comentário:

Postar um comentário