25/04/2012


Biblioteca Municipal Centenário





Histórico

Fundada em 1944 pelo prefeito Dr. Joaquim Justino Ribeiro, foi recriada em 1968 pelo prefeito Dr. Haroldo Genofre Junqueira. Em 1972, em homenagem ao centenário de Poços de Caldas, foi recriada pelo prefeito Dr. Ronaldo Junqueira, recebendo o nome de Biblioteca Municipal Centenário.
Até o ano de 1996 funcionou na antiga Casa de Chá do Pálace Hotel, atual Café Concerto. Em 1997, foi transferida para o Espaço Cultural da Urca, situado na Praça Getúlio Vargas.
Abrigando um acervo de cerca de 40 mil itens e com mais de 5 mil usuários cadastrados, a biblioteca atende, mensalmente, a cerca de 1500 usuários em seus serviços de referência e informação e empresta uma média de 2000 livros por mês.
Em seus serviços de extensão, a Biblioteca Municipal Centenário disponibiliza caixas-itinerantes para entidades como creches, presídio, escola paroquial, etc. Compõe o acervo do Projeto Corrente de Livros (caixa-estante), localizado no terminal de linhas urbanas. Seleciona e repassa livros e revistas para a Policlínica, Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) e Biblioteca Móvel.
Disponibiliza aos leitores três jornais locais e um de circulação nacional, computador e serviço de rede sem fio.
A biblioteca está em fase de informatização.
Parte da atualização do seu acervo é feita através da reciclagem de papel e de doações.
O espaço da biblioteca é aberto à atividades culturais como oficinas de teatro, oficinas de artesanato, leitura dramática, em parceria com projetos de leis de incentivos à cultura (estadual e municipal).
A unidade conta com a colaboração de duas auxiliares de serviços-gerais, três auxiliares de biblioteca , um guarda-mirim e uma bibliotecária.
A Biblioteca Municipal atende de segunda à sexta-feira, das 8 às 19 horas.







Praça Getúlio Vargas, S/N
Espaço Cultural da UrcaCentro – Poços de Caldas
37701-007
3697- 2199
Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 08h às 19h
Responsável: Magaly Franco

5 comentários:

  1. Adoro esta biblioteca. Muito bom atendimento.

    ResponderExcluir
  2. Adoro esta biblioteca. Muito bom atendimento.

    ResponderExcluir
  3. Ou me desculpa vou entregar o livro o um dia atrasado, a consciência pesa mas o bolso também, a passagem Ta 3.60 perdão.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se existe nesta bilbioteca o livro Poços de Caldas, uma sístese histórica do Dr. Mário Mourão.

    ResponderExcluir